17 Abril 2015

Volkswagen gera energia elétrica

Fabricante é pioneira no Brasil entre outras montadoras

A Volkswagen do Brasil comemora cinco anos de sua PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica), usina hidrelétrica localizada no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo. O investimento na geração de energia limpa é uma iniciativa pioneira da Volkswagen entre as montadoras instaladas no Brasil. As obras da PCH Anhanguera foram concluídas em março de 2010, quando a usina começou a operar em fase de testes, iniciando a geração de energia renovável.

A PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica) tem capacidade de gerar cerca de 18% da energia consumida pela Volkswagen do Brasil. Em 2012, a PCH Anhanguera recebeu a aprovação da ONU (Organização das Nações Unidas) para seu projeto de Certificação de Emissões Reduzidas (CER), mais conhecido como Créditos de Carbono. Esse certificado atesta que a usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

“O investimento da Volkswagen do Brasil na geração de energia demonstra o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e com a preservação dos recursos naturais, uma vez que a hidrelétrica é uma das formas de energia mais limpas que existem”, afirma o gerente executivo responsável pelo projeto de PCH (Pequena Central Hidrelétrica) da Volkswagen do Brasil, Michael Lehmann.

A PCH Anhanguera trabalha com três turbinas, com potência instalada de 22,68 MW, com capacidade para gerar aproximadamente 100.000.000 KWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes (número semelhante ao de moradores de São Joaquim da Barra). A PCH Anhanguera, também conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), é resultado de uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, a Seband e a Pleuston.

Fonte: Imprensa VW