13 Fevereiro 2015

Volkswagen Novo Golf é eleito o hatch médio com melhor valor de revenda do Brasil

  • Realizada pela primeira vez, premiação foi concedida pela Agência Autoinforme
  • Pesquisa abrange dados de novembro de 2014 em comparação com os preços praticados para o modelo zero km no mesmo mês de 2013

O Volkswagen Golf foi eleito o hatch médio com melhor valor de revenda do mercado nacional em 2014. Esta foi a primeira edição do prêmio Maior Valor de Revenda, realizado pela Agência Autoinforme.

O prêmio foi concedido aos veículos que mantêm maior valor após o período de um ano. Para o levantamento feito pela Agência Autoinforme, com base na cotação de preços da Molicar, foi comparado o preço praticado atualmente no mercado (e não os preços de tabela) para o veículo zero km com o de novembro de 2013.

O estudo abrangeu os 100 veículos mais vendidos no mercado nacional, divididos em 15 categorias. Quanto menor a depreciação (perda de valor) do veículo, melhor. O Golf teve variação de apenas 10,3% em seu preço no período de um ano – um dos melhores de todo o levantamento.

“A valorização do veículo usado reflete na imagem da marca”, afirma o diretor da Agência Autoinforme, Joel Leite. “A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, enfatiza Leite.

Novos padrões no segmento

O Novo Golf é oferecido nas versões Comfortline (a partir de R$ 69.510), Highline (a partir de R$ 75.830) e GTI (a partir de R$ 102.680). Os motores utilizados no Novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro cilindros, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote).

As versões Comfortline e Highline trazem o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm. Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante – “shift paddles”). Independentemente da transmissão e da versão, o Novo Golf com motor 1.4L TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.

O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor 2.0L TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e torque máximo 35,7 kgfm. Acoplado à transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic e aletas no volante shift paddles, o conjunto mecânico o Golf GTI comprova sua eficiência em número: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.

Segurança máxima

O Novo Golf foi o primeiro carro a receber cinco estrelas na proteção para adultos e crianças pelo Latin NCAP, organização independente latino-americana de proteção ao consumidor. O importante prêmio foi concedido à sétima geração do hatchback fabricado no México, que traz conteúdo de itens de segurança de alto nível, compreendendo a robusta estrutura da carroceria, uma combinação de cintos de segurança altamente efetiva, bancos inovadores e sete airbags de série.

Desde 2010, o Latin NCAP (New Car Assessment Programme - programa de avaliação de carros novos) é visto como uma importante referência em relação à segurança de veículos na América Latina. A classificação de cinco estrelas para a segurança e proteção de adultos e crianças recebida pelo Golf 7 é consequência, entre outros fatores, da utilização de aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura.

Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos são equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”. São equipamentos de série em todos as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD”, controle de tração “ASR”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, sistema Start-Stop e freios com exclusivo sistema “Multicollision Brake”.

Na versão de entrada Comfortline, o Novo Golf há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio, manual ou automático DSG, têm revestimento de couro.

A versão Comfortline traz ainda ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, cabo de interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card também fazem parte do pacote de série do modelo.

Todas as versões do Novo Golf também trazem encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança.

A partir do segundo semestre de 2015, o modelo será produzido no Brasil, na Fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Fonte: Imprensa VW